Maria Filomena Ferreira Mendes, Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora, recebeu, no dia 22 de julho, D. Ignácio Para, Presidente da Fundación Bamberg, entidade privada espanhola que dedica a impulsionar o desenvolvimento e boa utilização das tecnologias na saúde. O Presidente da ARSAlentejo, José Robalo e o Presidente da APEGSAUDE acompanharam a visita.

O Hospital do Espírito Santo é um dos hospitais portugueses que tem realizado um esforço enorme, com o empenho de todos os profissionais, para melhorar as difíceis condições em que opera enquanto não estiver construído o novo hospital central do Alentejo, cujo financiamento está aprovado e cujo concurso de construção está a decorrer.

No decorrer de uma interessante troca de impressões, a presidente explicou a estratégia implementada que permitiu obter uma melhoria nos rácios operacionais do hospital, que dá resposta a todo o Alentejo. Um dos principais desafios identificados é o de preparar a transição e implementar um modelo de gestão já de acordo com as necessidades actuais e futuras. Nessa tarefa está a ser envolvido todo o hospital.

O Alentejo faz fronteira com a Extremadura espanhola e as duas regiões estão empenhadas em projectos transfronteiriços de cariz europeu, de que se realça a cidade europeia Badajoz – Elvas – Campo Maior. Na área da saúde estes projectos podem potenciar as capacidades regionais e trazer enormes benefícios para todos.

Durante a visita, o Presidente da Fundación Bamberg teve oportunidade em trocar impressões com médicos espanhóis que trabalham no hospital, alguns há já bastante tempo e ocupando cargos de chefia, que se manifestaram muito satisfeitos e integrados.

No final ficou expressa a vontade de desenvolver e melhorar a colaboração transfronteiriça.

A APEGSAUDE está empenhada em promover um encontro transfronteiriço no setor da saúde, com a colaboração das regiões espanholas da Estremadura e da Andaluzia e das regiões portuguesas do Alentejo e do Algarve. Este encontro poderá vir a ter lugar logo no início de 2020 e conta com a adesão dos mais altos responsáveis regionais.