Licenciado em Ciências Farmacêuticas, ramo Farmácia Industrial, e Doutor em Farmácia, especialidade de Tecnologia Farmacêutica, pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Especialista em Assuntos Regulamentares pela Ordem dos Farmacêuticos.

Efectuou pós-graduações no Massachusetts Institute of Technology e na Universidade de Barcelona, concluiu o Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde da AESE Business School e o Programa “Liderazgo y Farmacia” da Universidad Pompeu Fabra (Barcelona), frequentou cursos de especialização na Holanda, Irlanda, Itália e EUA e realizou investigação científica nos Países Baixos e em Itália.

É Professor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e colabora com as Faculdades de Farmácia das Universidades de Coimbra e Lisboa, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e várias universidades de Espanha.

É Conselheiro de Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Presidente da Comissão Nacional da Residência Farmacêutica.

Foi Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal durante dois mandatos.

Integrou o Conselho Nacional de Educação e os Conselhos Consultivos do INFARMED e da A3ES e colaborou com a Agência de Inovação como consultor externo.

Os seus principais interesses científicos e académicos centram-se no ensino farmacêutico, profissão farmacêutica, sistemas de saúde, políticas públicas de saúde e do sector farmacêutico, regulação do medicamento, dispositivos médicos e produtos cosméticos, avaliação clínica e económica de práticas hospitalares e investigação e desenvolvimento tecnológico de novos sistemas farmacêuticos e cosméticos.

É autor e co-autor de livros, capítulos de livros, patentes e artigos científicos e de índole profissional, sendo regularmente conferencista em congressos e outros eventos científicos e profissionais, nacionais e internacionais.

Integra grupos de reflexão sobre políticas de saúde e regulamentação do medicamento e produtos de saúde, destacando-se a participação na plataforma “Iniciativa Latitude”, que entre 2011 e 2015 promoveu uma reflexão aprofundada sobre a política do medicamento em Portugal.

Tem desenvolvido intensa cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa, acompanhando os seus sistemas de saúde e sectores farmacêuticos, em particular de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Integrou o Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos. Colaborou na criação das Ordens dos Farmacêuticos de Angola e Cabo Verde e da Associação dos Farmacêuticos de Moçambique. Enquanto Consultor da Organização Mundial da Saúde, prestou uma assistência técnica ao Ministério da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde, no domínio da formação farmacêutica e da formação de técnicos de farmácia. Criou em 1997 o curso de licenciatura em Farmácia do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), que foi o primeiro curso de formação de farmacêuticos em Moçambique e em todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, tendo sido seu Coordenador e Professor Visitante até 2007. Colaborou na criação do Curso de Licenciatura em Farmácia da Universidade do Zambeze, em Tete.

É membro de várias associações científicas e profissionais. Foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas, Spanish-Portuguese Local Chapter of Controlled Release Society, International Society of Pharmaceutical Compounding e European Health Professionals Competent Authorities, onde tem assumido diversos cargos. É Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas.

Foi distinguido com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos, a Comenda de Mérito Farmacêutico Paulista, o Prémio Almofariz “Figura do Ano” e é membro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

É Presidente do Conselho para a Inovação da Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde